O Curso Técnico Superior de Especialização Profissional foi criado pela Direção Geral de Ensino Superior. Essencialmente:
O curso é de cariz prático, com vista a fornecer as competências necessárias para poderes entrar e vingar no mercado de trabalho, numa área competitiva e com imensa procura.
Desenvolver atividades no âmbito do planeamento e coordenação de tarefas em ambiente oficinal e em infraestrutura ferroviária dedicada, implementação de métodos e processos de sistemas ferroviários, implementação de metodologias organizativas para aumento de eficiência produtiva, automatização de layout operativos dos sistemas ferroviários e metrologia dedicada
O técnico especialista na reabilitação e manutenção de sistemas ferroviários é o profissional que de forma autónoma ou integrado numa equipa, participa no planeamento, coordenação e execução de tarefas, otimizando recursos e custos associados às atividades na área da reabilitação e manutenção de sistemas ferroviários, quer no âmbito da operação oficinal de manutenção e reparação de equipamentos ferroviários quer em ambiente de infraestrutura dedicada, adotando metodologias preventivas, preditivas e corretivas a aplicar nos sistemas ferroviários sejam estes referentes a material circulante Ferroviário, seja nas suas infraestruturas específicas de mobilidade.
Entre as saídas profissionais possíveis, destacam-se as seguintes:
Empresas do setor da manutenção e reparação de equipamentos ferroviários
Empresas do setor da edificação e manutenção de infraestruturas ferroviárias
Empresas de projeto e desenvolvimento de sistemas ferroviários
Empresas de inspeção e acreditação de sistemas ferroviários
Empresa na área da metrologia dedicada aos sistemas ferroviários
Empresas na área da sinalização da infraestrutura ferroviária.
Planeamento
Coordenação
Implementação de processos e métodos
Implementação de metologias organizativas
Automatização de layout operativos
O plano de estudos está organizado em 4 semestres, em 2 anos.
As unidades curriculares com mais créditos ECTS são as mais importantes / possuem mais horas de aulas.
Unidade Curricular | Ano/Sem. | ECTS |
---|---|---|
Desenho, Topografia e Técnicas de Levantamento Digitais | 1.º/1S | 5 |
Eletrotecnia | 1.º/1S | 5 |
Eletrónica Aplicada | 1.º/1S | 5 |
Ferramentas Digitais na Gestão de Sistemas Ferroviários | 1.º/1S | 5 |
Física Aplicada | 1.º/1S | 5 |
Geologia de Engenharia | 1.º/1S | 5 |
Instalações Elétricas e Sistemas de Proteção e Segurança | 1.º/2S | 5 |
Manutenção e Reabilitação de Sistemas Ferroviários - Vias | 1.º/2S | 5 |
Matemática Aplicada | 1.º/2S | 5 |
Materiais | 1.º/2S | 5 |
Observação e Monitorização | 1.º/2S | 5 |
Sistema Ferroviário | 1.º/2S | 5 |
Manutenção e Reabilitação de Infraestruturas Ferroviárias - Geotecnia | 2.º/ | 5 |
Manutenção e Reabilitação de Infraestruturas Ferroviárias - Obras de Arte | 2.º/ | 5 |
Máquinas Elétricas e Eletrónica de Potência | 2.º/ | 5 |
Segurança | 2.º/ | 5 |
Sistemas de Comunicações Ferroviárias | 2.º/ | 5 |
Sistemas de Energia de Tração | 2.º/ | 5 |
Estágio | 2.º/ | 30 |
Estudar no IPT oferece algumas vantagens fabulosas. Conhece algumas:
Em Portugal e no resto do Mundo, os profissionais de IT são muito procurados
A frequência de um CTESP inclui um estágio de 6 meses numa empresa na área tecnológica.
Estudar próximo de casa permite manter-te próximo daqueles que mais gostas e ainda poupar dinheiro
Os nossos cursos contem uma componente prática bastante elevada
Após concluires o teu CTESP podes prosseguir estudos numa das licenciaturas do IPT, com até 60 ECTS em equivalências
O IPT confere apoios sociais para que possas frequentar o CTESP sem preocupações
* Nota: o curso quando funciona deslocalizado de Tomar/Abrantes tem apoios sociais específicos. Sabe mais aqui.
Para frequentares um CTESP tens que cumprir pelo menos um dos seguintes critérios:
Reúne os seguintes documentos:
Contacte-nos sem compromisso para mais informações ou efetue a sua Candidatura.